Pê de português. Pê de paixão. Pê de Portugal. Pê de Piquer.
Diana Piquer é professora de português e espanhol língua estrangeira desde 2013. A tecnologia permite-lhe brincar com as distâncias e ter estudantes em diferentes países, como os Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Polónia, Suíça, Áustria, Moçambique, entre outros. É especializada em aquisição de línguas de herança em contextos migratórios e licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas na variante português/espanhol, além de mestre em Linguística Aplicada.
pêdeportuguês nasce da necessidade de criar materiais didáticos aplicados ao ensino e aprendizagem de português língua estrangeira.
As publicações são dirigidas a estrangeiros jovens e adultos não falantes de português, que desejem praticar português como língua estrangeira (PLE) no contexto da região do ALGARVE; bem como aos docentes de PLE como ferramenta de apoio.
A língua e a cultura vão de mãos dadas nesta abordagem que pretende desenvolver a competência comunicativa através da interculturalidade. Os materiais têm como base a metodologia comunicativa e a aprendizagem por tarefas com o objetivo de fomentar não só o uso adequado da língua portuguesa com propósitos comunicativos, mas também o desenvolvimento de atividades próprias da vida quotidiana.
Esta proposta destaca o ALGARVE como espaço de desenvolvimento social, de diversidade, natureza, negócios, cultura e gastronomia. É nele que o estudante aprende a ser, interactuando de forma ética no mundo; aprende a aprender, interpretando e descobrindo conhecimento; e aprende a fazer, pondo em prática os conhecimentos adquiridos.